Mensalidade sobe menos em faculdades particulares
Quem pretende ingressar numa universidade particular no segundo semestre tem o que comemorar. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Quero Bolsa, que reúne ofertas de mais de 600 faculdades em todo o Brasil, a educação superior privada apresentou inflações anuais de 4,5% no ensino presencial e de 4,7% no ensino a distância, em 2015, ou seja, menos da metade da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que, no ano passado, mediu uma alta de 11% nos preços.
Pelo levantamento, o Rio está entre as cidades do país que apresentafram os menores aumentos nos preços das mensalidades, em relação ao ensino presencial. Na passagem de 2015 para 2016, as mensalidades foram reajustadas, em média, em 2,7%.
Segundo especialistas, o menor percentual de reajuste, em relação à inflação oficial, se deve à crise, a alta do desemprego e aos esforços das instituições em preencherem vagas ociosas que aumentaram após a redução do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
— A menor variação no valor das mensalidades sugere uma pressão para baixo nos preços em função da menor capacidade financeira dos alunos e do desemprego em alta — explicou o especialista em inteligência de mercado Pedro Balerine, para quem o baixo aumento para cursos presenciais e a diminuição das mensalidades para cursos à distância indicam que o setor passa quer preservar a quantidade de novas matrículas.
Fonte: http://extra.globo.com/noticias/economia/mensalidade-sobe-menos-em-faculdades-particulares-19839609.html