Você usa a aposentadoria a seu favor?
Serasa cria teste e guia para que idosos reflitam sobre suas finanças pessoais. Um em cada três idosos está inadimplente no país
São Paulo, 29 de junho de 2016 – A fase da aposentadoria não necessariamente está ligada a uma época de poucas atividades sociais e pessoais. Ao contrário: quando bem planejada, ela pode significar um momento de aproveitar a vida, com mais qualidade e pouco estresse. Para saber como os aposentados brasileiros estão organizando as finanças pessoais, os especialistas da Serasa criaram um teste ( http://www.serasaconsumidor.com.br/testes/quiz/idosos ) .
Um levantamento da área de big data da Serasa Experian aponta que 8,2 milhões das pessoas acima de 60 anos estão com dívidas atrasadas no país. Essa parcela representa 33% dos 24,8 milhões de idosos. Para se ter ideia do crescimento, em março de 2015, havia 7,3 milhões. Em junho de 2014, este número era de 6,9 milhões de idosos inadimplentes.
É comum, principalmente em momentos de crise, que a renda dos aposentados seja utilizada por filhos e outros parentes para compor o orçamento familiar. Segundo estimativas da Serasa, cerca de 30% das dívidas dos idosos são com os membros da família. “A aposentadoria não pode ser a única fonte de recursos do grupo, já que o idoso tem algumas despesas fixas, como gastos com saúde, por exemplo. O ideal é que ele tenha a possibilidade de usar o dinheiro com despesas pessoais voltadas a seu bem-estar”, diz diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat. Para ajudar os idosos, o SerasaConsumidor desenvolveu umguia com dicas e orientações para uma aposentadoria tranquila:http://www.serasaconsumidor.com.br/guiaidoso
Segundo Fernanda, as linhas de financiamento voltadas a esse público também podem representar perigo. Quando usados com critério, os empréstimos consignados são uma ótima opção de renda extra porque os juros são mais baixos. Mas as parcelas que serão descontadas diretamente nos valor da aposentadoria não podem representar uma ameaça, diminuindo os dividendos recebidos a ponto de prejudicar o pagamento das outras contas do aposentado, levando-o à inadimplência.
Fonte: Serasa Experian
Fonte: http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=166268