Inadimplência por compras a prazo aumenta em Campinas, afirma Acic
Pesquisa mostra que 11,3% das vendas parceladas não foram pagas.
Balanço inclui dados de janeiro a novembro; veja dicas de economista.
A inadimplência em compras a prazo aumentou em Campinas (SP), segundo a Associação Comercial e Industrial (Acic). Entre janeiro e novembro, 11,3% das 4,5 milhões de vendas parceladas deixaram de ser pagas, enquanto no mesmo período de 2015 o índice era de 10,1%.
O principal motivo para a inadimplência, de acordo com a Acic, é descontrole das finanças. Ao todo, 509 mil carnês já venceram. “Você quer dar presente para todo mundo e se empolga nisso de pagar a prazo, mas tem as contas do ano que vem”, conta a servidora Rafaela de Souza.
Orientações
Para o economista e professor da PUC-Campinas Roberto Brito de Carvalho, o consumidor deve ter cautela para não ser iludido no parcelamento das compras. Como exemplo, ele cita um produto que custa R$ 100 à vista, e que pode ser vendido pelas lojas em três parcelas de R$ 40.
"Eu me sinto mais confortável de pagar em três vezes, porque aí eu posso pagar mais. Está aí o grande engano, porque você passa a ter uma despesa mais pesada ao longo de um período maior e sem ter condições necessariamente para fazer o pagamento”, explica o economista.
Organização
Para quem tem o parcelamento como única alternativa, a orientação dele é para que os clientes se programem. “As pessoas devem se estruturar para fazer, sobretudo deixando e renunciando consumo no futuro, para honrar aqueles compromissos assumidos no passado”, ressalta.
Para a vigilante Adriana de Souza, comprar à vista é a melhor opção para evitar problemas financeiros como inadimplência. "Chega janeiro, e você não tem dívida para pagar”, avalia.
Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/12/inadimplencia-por-compras-prazo-aumenta-em-campinas-afirma-acic.html