Inadimplência dos consumidores cai 3% em Campinas, afirma pesquisa

Criado em .

A inadimplência dos consumidores de Campinas (SP) diminuiu 3% no acumulado de janeiro a setembro, segundo dados da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O resultado é visto com otimismo por lojistas, que esperam elevar as vendas neste fim de ano.

Para a vice-presidente da Associação Comercial e Industrial (Acic), Adriana Flosi, a redução das dívidas ocorreu porque as pessoas estão comprando menos, em meio à crise econômica.

"Chega final do ano, as pessoas começam a acertar as contas para poder voltar a ter crédito no comércio e fazer compras de Natal", explica. De acordo com o SCPC, o índice de inadimplência registrado em setembro é 12,1% menor do que o verificado no mesmo mês do ano passado.

Mudanças
A líder de qualidade Rosana Izufino da Silva está entre as pessoas que deixaram a lista de inadimplentes da cidade. "No ano passado eu tive um problema, precisei usar meu 13º, dinheiro das férias para poder quitar as contas que estavam atrasadas [...] Eu tenho uma ótima dica que é a de fazer uma planilha com as despesas mensais e o quanto você ganha", recomenda.

Lojistas de Campinas esperam alta nas vendas durante fim de ano (Foto: Reprodução / EPTV)Lojistas de Campinas esperam alta nas vendas
durante fim de ano (Foto: Reprodução / EPTV)

Proprietário de uma ótica na região central, Rodrigo Ferrari observa que vários clientes foram até a loja para quitar os débitos, com objetivo de fazer novas compras. "A gente fez um mutirão, ligando para quem estava com valores em aberto, e o resultado foi bem positivo", ressalta o lojista.

Débitos
Na semana passada, o G1 mostrou que 36% dos consumidores de Campinas só descobrem que estão com o nome sujo no comércio quando tentam fazer nova compra.

Os dados são de pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido do Instituto de Estudos e Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB). Foram ouvidas 2,2 mil pessoas em dez cidades de São Paulo.

Entre devedores, 53% são mulheres, e 47% homens. Clique e veja se você tem débitos. Outra forma de conferir é por meio de consulta ao SCPC na sede da Acic, com uso do CPF. A associação fica Rua José Paulino, 111, Centro, e recebe média de 500 pessoas por semana.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/11/inadimplencia-dos-consumidores-cai-3-em-campinas-afirma-pesquisa.html

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes

Receba Nossa Newsletter