Índice de inadimplência do Fies passa de 48% e dívida chega a R$ 625 mi

Criado em .

Enem também serve para quem precisa do Fies, um financiamento para estudantes em faculdades particulares, mas tem muita gente que se formou e agora está com dificuldade pra pagar a dívida.

Para milhares de alunos, o Fies é a única chance de estudar numa faculdade particular, mas, como qualquer financiamento, um dia chega a hora de pagar a dívida e quando essa hora chegou para a Lorena, nada saiu como o esperado.

“Eu paguei a primeira, que foi em julho, só que depois em diante eu não consegui emprego, estava desempregada, e não consegui mais”, conta a publicitária Lorena Rodrigues da Silva.

Quem assina um contrato com o Fies tem até 18 meses de carência, depois de formado, para começar a pagar. Mesmo assim, o índice de inadimplência do programa sempre foi alto e, nos últimos anos, não para de crescer.

Os números inéditos, obtidos pelo Jornal Nacional com base na Lei de Acesso à Informação, mostram que, em 2013, o percentual de atraso era de 46%. Em 2014, subiu para pouco mais de 47% e em 2015 passou de 48%. Ao todo, 170 mil contratos em fase de amortização - ou seja, quando o aluno já se graduou e teria que começar a pagar o financiamento - estão em atraso.

O valor dessa dívida chega a R$ 625 milhões. Caixa e Banco do Brasil são os principais agentes financeiros do Fies e são responsáveis pela cobrança. O governo ainda não pensa em cobrar judicialmente a dívida, mas alerta para outras consequências.

“Além da cobrança mais intensa dos agentes financeiros, ele tem o registro no cadastro restritivo, tanto do Serasa quanto do Cadin. Ele fica impedido de tomar crédito em lojas, em bancos, e até de tomar posse em concurso público”, explica Flavio Pereira, coordenador de suporte operacional do Fies.

Com medo de em breve virar devedora do Fies, a Samay já está pensando num plano B.

“Às vezes eu me pego, realmente, pensando em mudar a área do meu estudo, que é uma área que eu gostaria de fazer, para outra que eu não gostaria tanto, para ter esse retorno financeiro que eu precisaria para pagar o Fies e outras dívidas futuras”, diz Samay Fernandes da Silva, estudante de Direito

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/11/indice-de-inadimplencia-do-fies-passa-de-48-e-divida-chega-r-625-mi.html

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes

Receba Nossa Newsletter