Pesquisa aponta que idosos se tornam inadimplentes para ajudar familiares
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil divulgou, em setembro, uma pesquisa que aponta que 6,7% dos brasileiros acima de 65 anos são inadimplentes. De acordo com o diretor executivo da instituição, Roberto Alceu, o número tem reflexo na cidade. Os motivos que levam os idosos à inadimplência, segundo a pesquisa, são o empréstimo do nome para familiares e pedidos de cartão de crédito.
“Por ter a vida financeira mais estabelecida e renda fixa, as condições para fazer um empréstimo são maiores”, disse Alceu, ao afirmar que o empréstimo consignado é um dos vilões da vida financeira dos idosos. A vida financeira estável deles também leva a cometerem outro problema: emprestar o nome. “Por exemplo, eu peço ao meu pai o cartão de crédito emprestado ou que compre o item em seu nome, que depois eu iria pagar. Porém, eu perdi o emprego, não consegui pagar, e o nome que fica ‘sujo’ é o do meu pai", explicou.
Marília Castro, proprietária da BMG Financeira, empresa que concede empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, afirmou que nos últimos seis meses os pedidos para empréstimo aumentaram entre 40% e 45%. “Só no último mês, o aumento foi de quase 60%”, disse. Ela contou que eles procuram esse serviço para aquisição de bens tanto para si quanto para um familiar, e é uma maneira segura de conseguir o dinheiro. “Essa linha de crédito é exclusiva para aposentados e pensionistas. É fácil, sem consulta ao SPC e Serasa. O banco tem a segurança que vai receber”, falou. O banco realiza o desconto na folha de pagamento, portanto, o idoso não precisa sair de casa para pagar.
Dicas
Roberto Alceu aconselhou que o aposentado ou pensionista nunca gaste mais do que recebe. “Antes de emprestar o nome, ele precisa saber a situação financeira da pessoa”, disse. Alceu ainda disse que esse público, por conta da idade, é mais suscetível a golpes. “É preciso tomar cuidado com os documentos e com as pessoas que dá auxílio dentro do banco. Tenha certeza que elas são funcionárias, possuem crachá”, falou.
Já Marília aconselhou cuidado com ligações do banco, pois 90% dos serviços oferecidos pelo banco requerem a assinatura, porém, os outros 10%, como aquisição de um cartão de crédito, é possível ser feito por telefone com a autorização verbal do cliente. “Tome cuidado com as expressões ‘sim’, ‘eu quero’, ‘eu autorizo’, ‘pode fazer’, pois você está ‘assinando’ com essa expressão. E de forma alguma passe os seus dados por telefone”, finalizou.
Fonte: http://www.diarioregionaljf.com.br/economia/9254-pesquisa-aponta-que-idosos-se-tornam-inadimplentes-para-ajudar-familiares