Para reduzir inadimplência, Terracap altera regras para negociar dívidas
Para reduzir a inadimplência de clientes no pagamento de terrenos do Distrito Federal, a Terracap adotou novas regras para negociação de débitos em atraso. Agora, construtoras, empresários – inclusive os beneficiados pelo programa Pró-DF – e cidadãos que precisam acertar as contas com a autarquia podem pagar apenas 5% das parcelas vencidas para pedir a renegociação.
Antes, o mínimo era 15%, independentemente da quantidade de acordos já firmados. “Em tempos de dificuldade financeira, a Terracap foi sensível à situação dos clientes. Pelo menos 94% da receita da empresa vem da venda de terrenos, e, por isso, decidimos adequar as parcelas à realidade deles”, explica o diretor financeiro da autarquia, Carlos Artur Hauschild.
Quem pedir o acordo pela segunda ou terceira vez, no entanto, perde o direito aos 5% e deve quitar 10% das parcelas. Depois da quarta solicitação, o índice volta para os 15%. A renegociação refere-se apenas às prestações. Os juros e as atualizações monetárias permanecem os mesmos.
As novas regras aplicam-se a todos os valores de dívidas, e os critérios referem-se a parcelamentos, a refinanciamentos e à incorporação de terrenos. As mudanças constam da Resolução nº 239, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de 10 de junho.
Outra facilidade apresentada pela norma é a possibilidade de pagar em até 60 meses. Até então, o máximo era de 36 meses. No caso dos refinanciamentos, nos quais o interessado já pediu negociação de débitos, o prazo não pode superar o previsto no edital de licitação do imóvel ou, na falta de concorrência pública, no instrumento utilizado para a venda.
Caso falte menos de 24 meses para os contratos se encerrarem, os clientes podem renegociar as dívidas em até dois anos. Se o prazo já houver terminado e pelo menos 55% do passivo tiver sido quitado, o devedor terá até 48 meses para regularizar a situação.
Quem quiser rever o pagamento dos débitos deve comparecer à sede da Terracap e procurar o Núcleo de Negociações. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Não é necessário marcar horário.
Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/06/para-reduzir-inadimplencia-terracap-altera-regras-para-negociar-dividas.html